O que Programação Neurolinguística tem a ver com você?

Aprender a ressignificar nossos modelos mentais é uma oportunidade para alterar a maneira como agimos e ter mais êxito

Por Sara Manera

Costumo vasculhar o site do TED e geralmente encontro algo interessante. Achei um vídeo sobre como nossa linguagem corporal afeta como somos vistos pelos outros e por nós mesmos, que dava uma dica bem simples e que funciona (eu testei!). Funciona porque reposicionando nosso corpo, mexemos também com nosso cérebro e vice-versa. Uma atitude corporal confiante pode nos tornar, realmente mais confiantes. Ok, parece mais uma solução mágica, mas acho que subestimamos o poder do corpo e dos pensamentos. Tudo soa muito esotérico! Mas não é. Existem estudos sérios que comprovam que podemos nos reprogramar, pensar de maneira diferente e então, agir de maneira diferente.

Quem diz isso é a Programação Neurolinguística (PNL). A comunicação cobre muitos campos, desde a linguagem verbal e corporal, passando pelo comportamento. Tudo ajuda a passar uma mensagem e na maioria das vezes não temos consciência de como isso acontece. Nossas crenças e emoções, bem como o jeito com que realizamos certas atividades, afetam fortemente nossa comunicação e êxito. Somos guiados por padrões que seguimos interna e externamente e que podem mudar o modo como vivemos e nos relacionamos.

Esses padrões fazem parte de como vemos, sentimos, entendemos e agimos no mundo. São modelos mentais profundamente arraigados dos quais, quase sempre, não temos consciência e sobre os quais não refletimos e assim, é difícil alterá-los. A PNL permite, através de técnicas, exercícios e reflexões, entender melhor porque e como agimos e transformar todo o ciclo alterando nossas ações, ressignificando as crenças que travam nosso crescimento e a obtenção dos resultados desejados.

Realizar-se, ser inteiro e feliz consigo e com os outros, no amor e no trabalho são alguns dos objetivos de todas as pessoas, em todos os lugares. Mas esta é uma cruzada de uma vida inteira, de muitos, repetidos e desoladores falimentos. Se existe uma maneira de tentar dar certo, porque não tentar? Este nunca foi um espaço de verdades imutáveis onde dizemos o que funciona ou não, mas de compartilhar pensamentos e insights. Então, se te interessa, o conteúdo sobre Programação Neurolinguística é grande e pode dar certo para você. Sua relação profissional e familiar podem ganhar e muito.

Sara Manera é jornalista com MBA em Gestão de Projetos pelo Senai-Cimatec. Escreve para o blog às sextas-feiras.