Já pensou em utilizar o seu Snapchat pessoal para promover a sua empresa?

Não é “coisa de adolescente”. Com mais de 100 milhões de usuários, o Snapchat, rede social do momento, tem se mostrado uma importante ferramenta de marketing digital. Quer saber como?

Por Mara Rocha

A mídia de mensagens instantâneas permite o compartilhamento de texto, fotos e vídeos pelo celular, diferenciando-se das demais plataformas por limitar o tempo de disponibilização do conteúdo compartilhado. Mais que isso, no Snapchat não é possível copiar e difundir em outros locais os posts partilhados.

Talvez esse diferencial explique a rápida popularização do app para smartphones. Sucesso entre um público de 13 a 34 anos de idade, na maioria mulheres, o Snapchat já possui mais de 100 milhões de usuários ativos e registra diariamente mais de 10 bilhões de visualizações de vídeos.

Pode não parecer, mas o Snapchat é ideal também para a autopromoção de profissionais liberais e, por que não, gestores. Não me refiro, obviamente, às profissões do tipo low profile ou que tenham como público idosos – há que se observar o perfil dos usuários. Aqui o campo é fértil, por exemplo, para profissionais ligados à criação, que podem mostrar as diversas etapas de produção do seu produto.

É bom também para médicos, dentistas e advogados, que podem contar um pouco da sua rotina de trabalho, mostrando os bastidores de maneira criativa. Vale para os executivos criarem expectativas em torno de seus projetos, registrando encontros.

A escolha do que será compartilhado deve ser estratégica e com grande dose de bom senso, claro. Assim, por que não compartilhar a chegada de novos equipamentos na empresa, a comemoração de um processo ganho, ou a chegada em uma aula de especialização?

Por que não explicar aos usuários o sucesso de uma nova técnica, uma dica valiosa, um direito pouco conhecido, ou o conceito de um novo produto? Adotando-se os devidos critérios e com a justa pitada de criatividade, o seu perfil pessoal acaba virando uma vitrine dos seus serviços. Vale à pena apostar!

 

*Mara Rocha é jornalista formada pela UFBA, com  Master em Media Relations pela Business School do Sole 24 ORE de Milão, Itália. Escreve para o blog às segundas-feiras.