Comunicação Integrada: Instrumento de inteligência empresarial

A chave para o sucesso da gestão corporativa está na preparação dos executivos e empresários e também na comunicação efetiva de uma organização, vista como um instrumento de inteligência empresarial. A fórmula a ser adotada na comunicação de uma empresa depende de muitos fatores como cultura empresarial, ramo de negócio e o ambiente onde está inserida. Mas é certo que a adoção de estratégias de comunicação integrada contribui para a solidez empresarial, para a visibilidade de produtos e serviços, bem como para a construção e manutenção de sua imagem e reputação.

Por Katja Polisseni


Ao adotar a filosofia da comunicação integrada uma empresa tem uma atuação sinérgica neste campo, que leva em conta a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna, a comunicação administrativa, enfim, todo o mix que forma a comunicação organizacional. O papel de uma assessoria comunicação é ajudar o empresário nesse sentido, estabelecendo diretrizes a serem seguidas, e possibilitando o fico do executivo nos seu plano de negócio, tendo a comunicação como aliada. Desta forma, é feito um planejamento e plano de ação em consonância com os objetivos gerais da empresa que possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação pensadas com vistas à eficácia comunicacional.

A Jacarandá pensa a comunicação desta forma e avalia o perfil de cada cliente a partir de um olhar especializado, que pensa no melhor composto para cada situação. Nem sempre o que a empresa precisa é de uma super exposição na mídia, e de um trabalho de assessoria de imprensa. Pode ser que o primeiro passo a ser dado seja o engajamento dos diversos públicos de interesse, com ações pontuais como eventos e bate-papos corporativos, para depois partir para uma política macro. Mas seja qual for o caminho escolhido, o certo é que no mundo empresarial de hoje, as organizações devem entender a comunicação como um instrumento que contribui para relações transparentes e para o desenvolvimento de um ambiente criativo, de inovação e descobertas.

Katja é jornalista com mais de 20 anos de atuação, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas. Escreve para o blog às quartas-feiras.