Blog empresarial: maior visibilidade, melhor reputação, mais clientes

Torne sua empresa referência na sua área. Invista em um blog de qualidade com conteúdo e periodicidade adequados e conquiste o engajamento da sua clientela.

Por Sara Manera

Ia começar a falar sobre como é bacana as empresas terem blogs para se aproximarem de sua audiência, mas este começo não faz jus a importância desta ferramenta. Blogs não são bacanas! Blogs são FUNDAMENTAIS para a estratégia digital de uma empresa. O potencial deste recurso aumenta desde que esteja incluído em uma estratégia de marketing digital mais ampla. Então vamos aos fatos, porque quem não tem presença virtual desaparece.

Ele nasceu pessoal, íntimo e esta ainda continua sendo sua grande força, mas o compartilhamento de informação e de opiniões, de construção de reputação e troca de experiências alavancaram o status do blog, que se tornou uma ferramenta poderosa para a venda de produtos e ideias. Ele também é usado para atrair mais visitantes e aumentar o tráfego para o site da empresa a um custo baixo.

Conteúdo – Antes de tudo, é preciso ter em mente quem são os públicos da empresa, qual a mensagem que se deseja transmitir e ter como prioridade uma atuação ética. As temáticas devem ser relevantes e sua abordagem feita de maneira interessante, clara, informativa. Você perderia tempo lendo algo irrelevante e chato? Seu público também não! Este é um espaço ao qual os leitores recorrem para saber de determinados assuntos, tirar dúvidas, trocar opiniões, obter mais informações e auxiliar na hora de compra de produtos.

Confiabilidade – O conteúdo adequado para os públicos-alvo faz com que a empresa, serviço ou produto disponha de maior confiança, credibilidade e crie uma relação de respeito mútuo, onde a empresa é tida como referência. Além disso, o blog proporciona um contato direto e mais informal entre a empresa e os leitores/clientes.

Periodicidade – Importantíssimo! Imagine se os jornais impressos não tivessem uma periodicidade fixa e que você não soubesse quando estariam na banca. A sensação de frustração é a mesma para o blog. É preciso definir uma periodicidade e cumpri-la, sob pena de perder leitores e potenciais clientes. Para sua gestão é indicado ter um calendário de postagens, dar continuidade a elas e se ater à sua “linha editorial”. Os blogs que são atualizados com frequência aumentam o seu SEO (Otimização para Mecanismo de Buscas) que fazem o site da sua empresa aparecer mais facilmente nos mecanismos de busca como o Google.

Sara Manera é jornalista com MBA em Gestão de Projetos pelo Senai-Cimatec. Escreve para o blog às sextas-feiras.