Por que as empresas precisam de um blog?

Necessário em todo bom plano de marketing digital, o blog corporativo é um canal de comunicação direto com o público-alvo da empresa. Ele também aumenta as chances de visualização da página web no Google e leva os seguidores das redes sociais ao site da instituição. Excelente reforço para o fortalecimento da marca no ambiente online e maior alcance dos negócios no mercado!

Por Mara Rocha

Entre as primeiras mídias sociais da internet, o blog se tornou uma das principais ferramentas da comunicação corporativa online, por permitir o fortalecimento de estratégias de marketing digital, sem demandar grandes investimentos. Uma valiosa ferramenta de comunicação, duradoura e acessível a todas as empresas, independente do faturamento da organização!

Os blogs corporativos são como um canal de comunicação direto entre a empresa e seus stakeholders. É um espaço para a instituição divulgar os próprios serviços, a expertise de seus colaboradores e atividades da organização, por exemplo. Serve também como ambiente para estreitar relacionamento com parceiros, a depender do conteúdo trabalhado.

Ele também aumenta as chances de visualização do site da empresa nas plataformas de busca como o Google, que atribuem melhores posições às páginas web com maior frequência nas atualizações. O ideal é que as postagens sejam regulares e o conteúdo apresente as palavras-chave adequadas.

Esse mesmo conteúdo será disseminado nas redes sociais da empresa. E aqui elencamos mais outro benefício do blog corporativo: o de levar mais internautas para o site da instituição. A cada clique no post divulgado no Facebook, por exemplo, seu site terá uma nova visita.

Mas o post precisa ser interessante. Afinal, quantas manchetes curtimos nas redes sociais apenas pelo título, sem ler a matéria? Nesse sentido, não basta ter um texto bacana. A estratégia inclui a escolha do título e chamada provocativa. Nada que um bom especialista em comunicação não resolva.

 

*Mara Rocha é jornalista formada pela UFBA, com  Master em Media Relations pela Business School do Sole 24 ORE de Milão, Itália. Escreve para o blog às segundas-feiras.