Alguns indícios de que está na hora de investir em Comunicação Interna

Volto a escrever aqui sobre a importância da Comunicação Interna para as corporações. Muitas vezes deixada de lado por líderes e executivos, ela é fundamental para o sucesso da Comunicação Integrada da empresa, considerando todos os seus públicos e formas de relacionamentos oriundos de sua atuação.

Por Katja Polisseni

A informação que circula dentro de uma empresa é relevante para todos os funcionários e gerentes, não apenas para as lideranças e diretoria. E mais que isso, não é apenas o conteúdo que conta, mas a forma como é tratado, o fluxo que a Comunicação tem em uma empresa, bem como as relações horizontais e verticais entre o público interno.

Um dos maiores desafios da Comunicação Interna em uma empresa, seja qual for a sua natureza, é proporcionar um processo de comunicação fluído e sem ruído, que seja multilateral, valoroso e que que esteja alinhado com seus objetivos e planos de negócio. E isso não é fácil de obter, ainda mais num mundo marcado pelo grande volume de informação que todos recebem dia e noite, seja como empregados, profissionais ou indivíduos. A boa Comunicação é essencial até mesmo para a gestão de tanto conteúdo.

O ideal é que a Comunicação Interna cumpra a função de ajudar o corpo funcional de uma empresa a lidar com o grande volume de informação de forma a usá-la como aliada à sua performance profissional. O segredo é potencializar a cultura corporativa e, quando necessário, redirecioná-la, para funcionar em prol dos objetivos de negócio de uma companhia.

Alguns sinais demonstram que está na hora de consultar um especialista para rever e ajudar a potencializar as ferramentas, processos e políticas de comunicação de empresa. Entre estes sinais destacamos: um cotidiano com muitas demandas que não conseguem ser supridas, o excesso de e-mails e reuniões, uma equipe com resistência em mudar; a persistência em trabalhar com o que não tem dado o resultado almejado e, finalmente, a pouca disponibilidade em ouvir os outros integrantes do grupo.

Katja é jornalista com mais de 20 anos de atuação, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas. Escreve para o blog às quartas-feiras.